O consumo de alimentação fora de casa emite sinais de forte recuperação após a queda dos indicadores da pandemia de covid-19. O setor deve fechar o ano com 27% de participação nas vendas totais da indústria de alimentos no mercado interno (R$ 173,3 bilhões), ante 24% de 2020. Esse cenário aponta para uma recuperação total em 2022, segundo levantamentos da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia). Esse cenário otimista será apresentado no 14º Congresso Internacional de Food Service da Abia, a ser realizado no dia 11 de novembro, ainda em formato virtual. O presidente-executivo da Associação, João Dornellas, rememora os efeitos da pandemia: restrições ao funcionamento, alterações no comportamento de consumo e barreiras de acesso ao crédito que provocaram prejuízos e até falências.
Com o arrefecimento da pandemia, o setor se reúne para entender esse “novo” consumidor, com novas exigências e cuidados. A consultoria Galunion e o Instituto Qualibest de Pesquisas de Mercado identificaram que 82% dos consumidores querem espaços abertos e bem ventilados. Mesas em varandas, salões com grandes janelas ou espaços abertos e ao ar livre, como mesas nas calçadas estão na mira dos consumidores de restaurantes, lanchonetes e bares. E só 5% optam pelas praças de alimentação em shoppings ou centros comerciais. Já 13% não se importam com o ambiente.
A Vetor Editora registrou, no primeiro semestre de 2021, um crescimento de 63%. Neste ano, a empresa conquistou clientes como Kaiross, Mineradora Hydro e Coca-Cola, e a meta é que ela chegue no fim do ano com crescimento real de 30% em relação a 2020, e 10% em relação a 2019.
A Simpress aposta no crescimento do agronegócio para aumentar sua participação no mercado de tecnologia. A empresa criou o “kit smart”, que acompanha um tablet ou smartphone para imput de dados; uma impressora portátil (com conexão para realizar a impressão de etiquetas de identificação e rastreio de lotes), um coletor de dados, para leitura de dados em postos de coletas, controle de estoque, armazenagem e distribuição. Os equipamentos prometem ser robustos, resistentes à água, poeira e queda. A Simpress é responsável pela manutenção. De acordo com a Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP), 67% das propriedades agrícolas brasileiras já adotaram algum tipo de inovação tecnológica e é de olho neste segmento que a companhia espera avançar.
Programa de inovação da Andrade Gutierrez, o Vetor AG teve mais de 190 empresas inscritas na iniciativa de fortalecimento da engenharia 4.0. Dessas, até 30 irão para o Pitch Day a partir do dia 22 de novembro. Serão selecionadas até dez startups que terão seis meses para testarem suas soluções nas obras da Andrade Gutierrez. “Nos outros ciclos já obtivemos ótimos resultados e alguns cases de sucesso como é o caso da Magnetic Water, Spectrageo e a SGP+AR. Para o programa atual, queremos ampliar nossa estratégia e trazer soluções ainda mais inovadoras que irão transformar o mercado de engenharia e construção. A nossa expectativa é que as soluções desse ciclo potencializem nossa Engenharia 4.0”, diz André Medina, Gerente de Inovação da Andrade Gutierrez.