As famílias brasileiras estão cada vez mais endividadas, aponta a Confederação Nacional do Comércio (CNC). Em setembro, o percentual de endividamento ficou em 74% — recorde na série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC). Para promover facilidades de pagamento de faturas em atraso para cerca de 1,5 milhão de clientes do programa de tarifa social, a Energisa lançou uma campanha de renegociação de dívidas nos 11 estados onde atua em distribuição de energia elétrica. A empresa oferece condições especiais específicas para este grupo de clientes, como parcelamento das faturas atrasadas em até 24 vezes no cartão de crédito.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) se estabilizou em outubro. De acordo com a apuração da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), após quatro meses consecutivos de alta, o indicador contou com crescimento mensal nulo, atingindo 73,2 pontos. Ainda assim, apresentou o maior nível desde março de 2021, quando registrou 73,8 pontos, e superou os 68,7 pontos de outubro de 2020. Para a CNC, os números ainda refletem a incerteza gerada pelo momento econômico e consequente cautela das famílias ao consumir.
Descarbonização
A Engie fechou a venda do Complexo Termelétrico de Jorge Lacerda (SC) para a FRAM Capital, por R$ 350 milhões, no seu processo de descarbonização. A conclusão da operação foi anunciada nesta semana. A Engie também assinou Memorando de Entendimento com o Governo do Ceará para o desenvolvimento de Hidrogênio verde no Porto de Pecém. A primeira etapa tem como objetivo produzir entre 100 e 150 MW em um prazo de até cinco anos. A empresa ainda investe em informação sobre práticas sustentáveis para enfrentar a crise climática. Patrocinado pela ENGIE, o projeto Um Só Planeta, da Editora Globo, dedicado a matérias com conteúdo ESG, ganhou o prêmio “menção honrosa” na categoria microsite no “Digital Media Wards Latam 2021”, do World Association of New Publishers.
Oi Expert
O serviço de suporte Oi Expert gera receita mensal de R$ 5 milhões à companhia. Os clientes que contrataram Oi Fibra a partir de 400 Mega (em qualquer data) e de 200 Mega a partir do dia 5 de outubro têm acesso ao serviço, que já ultrapassou os 530 mil atendimentos por mês e conta com 550 mil usuários. O maior número de demandas recebidas têm sido configuração de modems, instalação de impressoras, ajuda com tablets e consoles de games e funcionamento de roteadores como os Meshs vendidos no Oi Place (marketplace da Oi), que ajudam a aumentar o alcance do sinal do WiFi da casa ou do escritório.