Além de encontros com convidados externos, eventos com a liderança foram realizados. “Os líderes são incentivados a encorajar cada colaborador a expressar suas dúvidas e preocupações, sempre com uma escuta empática e sem julgamentos. É preciso ainda estar atento aos sinais de estresse e angústia, bem como mostrar-se à disposição para dar conforto e ajuda”.
A partir disso, são traçados planos de desenvolvimento que preveem oficinas em que cada time estimula uma conversa da forma mais transparente possível sobre o que cada um pode melhorar. Ao final, compromissos são estabelecidos, compartilhados entre líderes e liderados, e acompanhados ao longo do ano em um processo contínuo de desenvolvimento”. A hierarquia é importante na execução da estratégia, mas quando se trata de novas ideias e projetos.
Diversidade em pauta
Rosolino ressalta também que a valorização da diversidade, em todas as suas dimensões, é uma característica fundamental de um líder gentil e, claro, imprescindível para que todos os colaboradores possam dar o melhor de si.
Por isso, a empresa vem trabalhando para ter um quadro de colaboradores mais representativo: em 2021, 40% dos mais de 900 novos contratados pela Enel foram mulheres e, em cargos de gerência, a proporção de mulheres na alta gestão saltou de 20% para 31%. Em 2022, a empresa pretende manter o mesmo ritmo de crescimento, valorizando os mais diferentes aspectos da diversidade de ideias e culturas como fonte inesgotável de criação e inovação.
“No C-Level, já chegamos a esse equilíbrio representativo, já que duas de nossas quatro distribuidoras já têm mulheres como presidentes”, explicou o executivo. “No ano que vem, está decidido que pelo menos 50% de nossas contratações devem ser de mulheres, para que esse equilíbrio seja alcançado no restante da companhia também. É um trabalho gradual, que requer tempo. Mas estamos acelerando.”
Além disso, outras diversidades são sempre bem observadas dentro da Enel. “Não existem tabus a ser debatidos, queremos construir nosso próprio caminho e entendemos que isso só acontecerá quando de fato entendermos e aplicarmos, no nosso dia a dia, que a diversidade é o grande poder da humanidade”, finaliza o executivo.